Atualmente o Projeto atende aproximadamente 400 crianças/jovens em seis municípios da Região da Quarta Colônia de Imigração Italiana, com oito escolas participantes. As atividades continuam ocorrendo de forma prática e teórica em todas as escolas, cada uma sendo atendida de acordo com a realidade da comunidade escolar

As hortas são feitas sob a orientação de um técnico agrícola, com o apoio de um professor responsável pelo projeto e, se possível, da Associação de pais e mestres, além de alunos da Antonio Meneghetti Faculdade – AMF, que serão agentes multiplicadores. A escolha da implantação da horta depende do espaço físico da escola – sendo ela horizontal ou vertical – visando a questão ambiental de cada escola (luz, ventilação e etc.). A escolha das hortaliças deve ser de forma diversificada, garantindo uma grande variedade de nutrientes. Todo o processo de planejamento e execução da horta deve ser feito com a participação direta das crianças, o que proporciona motivação para o trabalho e para o aprendizado.

O objetivo de hortas nas escolas, além de incentivar diferentes atividades didáticas, é proporcionar uma grande variedade de alimentos de baixo custo e permitir que toda a comunidade tenha acesso.